O veneno da estagnação
- Nilza Sales
- 19 de out. de 2015
- 2 min de leitura
O livro do Flávio Augusto, GERAÇÃO DE VALOR, está entre os mais vendidos dos últimos tempos, esse capítulo para mim é o mais especial, acabo de sair de uma agenda de coaching e com um coachee muito especial que tive o prazer de conhecer, (em breve conto a história deles para vocês) ... Tive a oportunidade que usar esse trecho para uma reflexão mais profunda sobre PROPÓSITOS, METAS, SONHOS e AÇÕES.... (na verdade eu também tenho meus momentos de estagnação e todas vez que ele insiste em durar mais do que eu permito, eu logo pego meu livro e devoro esse capítulo "de novo e outra vez".... espero que gostem ...

O VENENO DA ESTAGNAÇÃO
Vou apresentar uma situação hipotética que pode revelar um pouco dos bastidores de suas emoções e ajudá-lo a tomar algumas decisões. Pense nas 3 pessoas mais importantes da sua vida. Pensou? Agora, imagine o seguinte: elas foram picadas por um inseto que possui um veneno mortal cujo o ÚNICO antídoto é você realizar uma tarefa que há bastante tempo tem protelado porque a considera muito difícil, como passar num concurso, cumprir uma desafiadora meta de vendas ou iniciar com sucesso seu projeto dos sonhos.
PERGUNTAS ÓBVIAS, mas nem tanto quanto parecem:
1 - Você as deixaria morrer ou faria o que fosse necessário para salvá-las?
2 - O que aconteceria com seu senso de urgência nessa situação?
3 - Como seria sua nova organização de prioridade na hipótese apresentada? Você gastaria seu tempo da mesma forma?
4 - Mesmo considerando que os momentos de diversão sejam importantes em nossa vida, como você organizaria seu lazer a partir de seu novo sendo de urgência?
5 - Você tem conduzido sua vida hoje com a mesma determinação que conduziria na situação apresentada?
É claro que estamos falando de uma situação extrema e hipotética, mas o que essas perguntas podem revelar?
Suas emoções, seu senso de urgência, a forma como organiza suas prioridades e a garra que imprime em suas ações determinam se você entra para fazer acontecer ou apenas para seguir o fluxo da boiada, sem compromisso, de forma indolente e inconsequente, sem assumir o rumo de sua vida e sendo conduzido aleatoriamente pela correnteza que leva uma grande multidão a ESTAGNAÇÃO.
As pessoas que você mais ama não estão envenenadas. Foi apenas um exemplo. Mas qual é o senso de urgência necessário para você não ser mais UM na multidão? Para fracassar, basta não fazer nada, pois é como se o veneno do fracasso já estivesse circulando em nossas veias. Para conseguirmos o antídoto, depende muito de quanto estamos determinados a viver. Não digo sobreviver, vagando sem sentido pelo mundo, mas viver com brilho, fazendo a diferença nessa sociedade de gente especialista em dar desculpas e sentir-se vítima das circunstâncias.
Reflita com carinho, foi o pedido do Flavio e agora o meu...
Abraços ,
NiL







Comentários